#1 – O que são ações?

Uma ação é uma fração do capital social de uma empresa que, cumprindo os requisitos previstos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pode ser negociada em bolsa de valores. No Brasil, para que isso ocorra, as companhias precisam ser registradas como Sociedades Anônimas, ou S.As. Atualmente as ações são nominativas e escriturais, ou seja, registradas no nome do titular e sem a emissão de certificados físicos.

Os proprietários de ações são chamados de acionistas ou sócios da empresa, passando a possuir direitos e deveres, dependendo da quantidade de ações que possuírem. Assim, sempre que forem divulgados os resultados trimestrais ou anuais das companhias, os acionistas têm o direito de receber uma parte do lucro apurado, proporcional à quantidade de ações que tiverem.

Os lucros podem ser distribuídos em forma de dividendos, juros sobre capital próprio ou bonificações. No entanto, nem todo o lucro é distribuído, pois uma parte deve ser usada pelas empresas para reinvestimento no próprio negócio, que naturalmente pode resultar em valorização das ações e trazer ganho de capital aos acionistas ao longo do tempo.

As principais classes de ações são:

Ações ordinárias (ON): Conferem aos acionistas o direito de votar nas assembleias para a escolha dos membros do conselho, que são os responsáveis por designar os administradores e, juntos, tomam decisões sobre como a empresa atuará no mercado. Dado que cada ação ordinária concede o direito a um voto, o acionista, ou grupo de acionistas, que possuir a maior quantidade de ações será capaz de tomar as decisões sobre o rumo que a empresa deve seguir. Portanto, as ações ordinárias possibilitam o controle da empresa. No entanto, os detentores dessas ações recebem pelo menos 10% a menos em dividendos do que os acionistas que possuem ações preferenciais.

Ações preferenciais (PN): As ações preferenciais não conferem aos acionistas o poder de voto em assembleias, porém lhes dão prioridade no recebimento dos dividendos. Somente após os portadores desse tipo de ações receberem seus dividendos, de acordo com a política de distribuição de lucro, é que os portadores das ações ordinárias receberão seus proventos. Além disso, essas ações geralmente distribuem ao menos 10% a mais de lucro que as ações ordinárias.

UNITS: As Units funcionam como um conjunto de ações ON e PN vendidas como uma ação, ou seja, uma Unit pode conter diversas ações ON e PN, porém é negociada como uma ação qualquer. As características das ações ON e PN mencionadas anteriormente seguem válidas para as ações que fazem parte das Units.

Contudo, é importante mencionar que o investimento em ações é considerado de risco. A evolução dos preços está condicionada ao desempenho da empresa e da percepção do mercado como um todo. É possível que as ações se desvalorizem e gerem prejuízos aos acionistas.